domingo, 2 de outubro de 2011

Há segredos guardados sem o uso de chaves

Uma vez uma velha, numa dessas estalagens por aí, me propôs um baú de ouro caso eu resolvesse esse problema.


  • UMA OVELHA encontra-se no meio de um campo rodeada por leões.
  • Cada leão pode comer a ovelha, mas cada um deles sabe que, se o fizer, ficará tão fraco e cansado que se tornará tão indefeso como a ovelha perante o ataque de qualquer outro leão, que o matará e o comerá.
  • Todos os leões estão igualmente esfomeados e possuem a mesma capacidade física.
  • Todos são igualmente racionais e inteligentes, nenhum possui tendências suicidas, e todos se encontram à mesma distância da ovelha.
  • Será que algum terá jantar e sobreviverá?
  • Como? E porque?
Bom, a velha morreu e o baú foi roubado - não descobri a resposta em tempo. Por isso, acho bom praticar. A gente nunca sabe quando vai precisar de lógica.

Um comentário:

  1. Se eu fosse o leão, mataria a ovelha e comeria só um pedaço, assim todos os leoes poderiam comer da ovelha também e nenhum partiria para cima de mim. Tentei ^^

    ResponderExcluir